
CINEMA ACESSÍVEL

Arquivos
Confira nesta página materiais incríveis que fundamentam a prática acessibilidade audiovisual! Vamos juntos explorar recursos que tornam o mundo mais inclusivo e acessível para todos!
O Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis é uma ferramenta incrível que orientações técnicas para a inserção de legendas para surdos e ensurdecidos, audiodescrição e janela de interpretação em Libras em produtos audiovisuais! Com o objetivo de capacitar produtores, diretores de cinema e emissoras, o guia incentiva a contratação de profissionais que ofereçam serviços de alta qualidade. É fundamental que esses especialistas sigam parâmetros que realmente atendam às necessidades das comunidades cega e surda. Vamos juntos tornar o audiovisual mais inclusivo e acessível!
Este documento fornece orientações sobre recursos de acessibilidade em produções audiovisuais, como audiodescrição, legendas para surdos e janela de Libras.
Lei nº 13.146 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também como Estatuto da Pessoa com Deficiência, foi instituída com um grande propósito: garantir e promover, em condições de igualdade, o exercício pleno dos direitos e liberdades fundamentais para todas as pessoas com deficiência! Essa conquista visa a inclusão social e a cidadania, celebrando a diversidade e o valor de cada indivíduo em nossa sociedade!
Lei nº 10.436 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais
A Lei nº 10.436, sancionada em 24 de abril de 2002, celebra a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma forma oficial e vibrante de comunicação e expressão para a comunidade surda! Além disso, esta lei promove diversas iniciativas para garantir que a Libras seja amplamente acolhida e difundida, tornando a comunicação mais inclusiva e acessível para todos!
Instrução Normativa n.º 165 - Normas gerais e critérios básicos de acessibilidade visual e auditiva na distribuição e exibição cinematográfica
Dispõe sobre normas gerais e critérios básicos de acessibilidade visual e auditiva, a serem observados nos segmentos de distribuição e exibição cinematográfica.